Publicidad Banco Plaza
Publicidad Central Madeirence
Correio de Venezuela
Inicio Portugal Venezuela Desporto Cultura Opinião A Semana Cartas
Inicio > Venezuela > Detalle noticia
Os homens também podem sofrer de depressão pós-parto
10 por cento dos novos pais mostram sinais de transtorno

Andrea Guilarte
aguilarte.correio@gmail.com


Segundo uma investigação liderada por James Paulson, membro da Escola de Medicina de Virgínia em Norfolk, Estados Unidos, 10% dos pais mostram sinais de depressão pós-parto.

Segundo o estudo, “a depressão pós-parto é produto das mudanças hormonais que se produzem durante os nove meses de gestação, situação que deixaria os homens fora do ‘grupo de risco’. No entanto, ao longo da investigação, não encontrámos nenhuma causa hormonal definitiva, mas sim quadros desenvolvidos como consequência de antecedentes de depressão, desentendimentos no casal ou problemas financeiros. Por essa razão, de acordo com a nossa tese, os homens também podem padecer depressão pós-parto”.

A organização Embarazarte, com base na sua experiência, assegura que alguns homens tendem a sentir-se ‘deslocados’ durante as primeiras semanas do pós-parto, tanto a nível do cuidado do seu filho como a nível da relação com a companheira. Para promover a integração de pai/mãe/bebé durante este período, é necessária a licença pós-natal. Trata-se de uma autorização amparada pelas leis venezuelanas desde 2007.

Recomendações

› A Embarazarte recomenda que seja aplicada uma regra durante o período pós-natal: “O pai ocupa-se da mãe, e a mãe do bebé”. O homem deve entender que não pode ocupar o papel da mulher mas pode apoiar para facilitar a separação progressiva e paulatina do bebé.

› A mãe deve evitar os zelos excessivos no que diz respeito ao cuidado do bebé, delegando no companheiro actividades que ele possa realizar, tais como mudar fraldas, dar banho e realizar exercícios de estimulação ao seu filho.


Visite o nosso edições anteriores

Edição373
Edição373
Versão PDF
Interactive Version

Edição372
Edição372
Versão PDF
Interactive Version

Edição371
Edição371
Versão PDF
Interactive Version

Edição370
Edição370
Versão PDF
Interactive Version


Revista Generaciones
Vale la pena, leerla...
Click aquí

Titulares Correio da Venezuela

©2004 Correio da Venezuela - última actualização 02/09/2010